Como aprender a programar em Natural

O NATURAL é uma linguagem de quarta geração, desenvolvida pela empresa alemã Software AG. Ela teve grande disseminação no Brasil, principalmente em empresas públicas, a partir dos anos 1980 e 1990. Muitas empresas ainda usam essa linguagem em larga escala, principalmente no setor de bancos e na área de telecomunicação.

Praticamente não existem no Brasil cursos presenciais ou à distância para formação de programadores em Natural. Mas com alguma disciplina e procurando nos lugares certos, é possível encontrar na internet alguns recursos que podem ajudar quem pretende (ou precisa) dominar essa linguagem.

Baixando uma versão do NATURAL para praticar

O primeiro lugar a visitar, claro, é o site oficial do fornecedor, disponível em http://www.softwareag.com/br/. Clicando em Produtos e em seguida em Free Trial Software você terá acesso à área de downloads da Software AG.

Opção para baixar versão Trial do NATURAL

Na área de Download existem dois produtos que você pode baixar para aprender e praticar a linguagem: Natural Community Edition e NaturalOne.

Imagem da área de download da página da Software AG

Natural Community Edition é um ambiente standalone que roda apenas no Windows e inclui editores proprietários para criação de programas, subprogramas, área de dados, telas em formato texto e outros objetos previstos na linguagem. A última versão contém uma feature do banco de dados ADABAS, que simula o ambiente disponível na plataforma mainframe.

NaturalONE é uma IDE baseada em Eclipse para construção e teste de programas e outros objetos do Natural, mas que também permite a publicação desses objetos como web services e a criação de interfaces gráficas.

Sem dúvida, o NaturalONE é uma solução mais completa e robusta, que aumenta a produtividade do programador. Mas se seu objetivo é aprender a programar em Natural para trabalhar na plataforma mainframe, o Natural Community Edition vai oferecer uma experiência bem mais próxima do que você vai encontrar no mundo real.

Para fazer o download de qualquer um desses produtos você vai precisar se registrar no site, fornecendo um e-mail que possa ser verificado. É importante que no campo “motivo” você informe “education” ou “trainning” para que seu acesso seja liberado mais rapidamente.

Normalmente, eles levam 24 horas para confirmar seu acesso no e-mail informado. Depois disso é só acessar a página novamente, baixar o produto escolhido e seguir o passo a passo para instalação, que é bem simples.

Tela onde é possível fazer o download do NaturalOne

 

Um detalhe importante é que o Natural Community Edition é válido por um ano, a partir da data do download. Mas um ano é tempo suficiente para aprender o básico sobre a linguagem.

Manuais e Tutoriais em Inglês

O próprio site da TECHCommunity da Software AG te dá acesso a artigos, tutoriais, exemplos, fóruns e webinars. O registro que você fez no passo anterior para download dos produtos é o mesmo que você usará para acessar esses materiais.

Para acessar os manuais do Natural você clica na opção “Adabas & Natural”, destacada na imagem abaixo:

Imagem mostrando a opção onde estão os manuais do Natural

Em seguida, role a tela para cima e procure o menu onde aparece o item “documentation“. Esse menu está em destaque na imagem a seguir:

Menu para acesso aos manuais do Natural e do Adabas

Depois que você clicar em Documentation, o site vai mostrar uma lista de produtos. A opção para acessar os manuais sobre Natural para Mainframes aparece logo na primeira linha. Clique nesta opção e em seguida escolha a última versão mais recente do manual para download.

Material em Português

Infelizmente, existe muito pouco material em Português, com qualidade, sobre programação em Natural. Procurando na internet a gente encontra alguns blogs abandonados, nenhum livro didático sobre o assunto e alguns tutoriais muito básicos. Iniciativas diletantes de bons programadores que deram alguma contribuição para multiplicar o conhecimento da linguagem, mas sem muita estrutura profissional.

Uma exceção é o excelente trabalho de Luciano Rogério Perdigão Braga, também conhecido como Luciano Perdigão. Ele escreveu duas apostilas sobre o assunto que já foram lidas por quase todos os programadores Natural que eu conheço.

As apostilas são:

  • Curso Básico de Natural, que explica os principais componentes da linguagem, como funciona o ambiente de desenvolvimento, como usar os editores disponíveis, a sintaxe dos principais comandos e diversos exercícios.
  • Curso Avançado de Natural, que apresenta mais detalhes sobre tipos e definição de variáveis, construção de telas (mapas), programas, subprogramas, sub-rotinas externas, copycodes, manipulação de dados, manipulação de arrays, variáveis de sistema, funções matemáticas, comandos condicionais, acesso a banco de dados ADABAS, acesso a arquivos flat e dicas sobre performance.

Se você digitar no Google “Luciano Perdigão” + “Apostila Curso Natural” fatalmente encontrará algum lugar de onde pode fazer o download das duas apostilas. Na última vez que procurei encontrei nos endereços abaixo:

E você? Tem alguma dica de curso, blog, livro ou apostila em português que possa ajudar quem precisa aprender a programar em Natural? Se tiver, fale aqui nos comentários.

Publicado por

P.A.Dias

Paulo André tem mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento e manutenção de sistemas em plataforma mainframe. Atuou como programador, analista, coordenador técnico, gerente e executivo de projetos em uma multinacional da área de Tecnologia da Informação.

2 comentários em “Como aprender a programar em Natural”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *